Criança, a Alma do Negócio

Um vídeo muito interessante, que mostra claramente como as crianças vem sendo manipuladas pela propaganda, tornando-se escravas do consumo, insaciáveis sem dar-se conta.

Gosto muito de um desenho animado que assisti com meus filhos na NET (que já está infestada de anúncios nos canais infantis) que mostrava o lançamento de uma boneca chamada Fiona Gastona. Fiona possuía tantos complementos e apetrechos, que depois de comprar todos, a menina já não encontrava mais a boneca, soterrada sob uma montanha de caixas de todos os tamanhos. Até que se cansou de todo aquele excesso e resolveu se desfazer de tudo, ficando só com a bonequinha.

Isso virou exemplo de consumismo aqui em casa, e sempre que meus filhos começam a pedir para comprar coisas demais, começo a chamá-los de Fiona Gastona e eles acabam rindo e se dão conta da situação.

Outra coisa que faço é assistir às propagandas com eles, e revelar as armadilhas, fazendo-os notar que tudo o que a propaganda quer é que a mamãe gaste muito dinheiro. Quando entra o intervalo, logo mostro: – Ih, olha lá o anúncio dizendo outra vez: COMPRE, COMPRE, COMPRE!

É uma luta árdua, e estou praticamente sozinha. Pai e avós, ainda inconscientes do tamanho da manipulação no mundo capitalista, se deixam levar pelos padrões consumistas implantados pela lavagem cerebral da TV.

Mas é uma luta que vale a pena. E pra quem quiser entender melhor todo o processo do consumismo e como isso afeta o equilíbrio ecológico do planeta, recomendo o vídeo A História das Coisas (The Story of Stuff):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s